segunda-feira, 26 de abril de 2010

CON_ERTO, COM S OU C? DEPENDE...


Ao agradecer por um convite ao concerto, de repente, me perguntei: Será que alguém agradeceria assim: Obrigado, adorei ter ido ao conserto com você. Bem, tal pessoa não deixaria de prestar sua gratidão, mas segundo a gramática normativa (que descreve as normas da nossa língua), a situação seria diferente. O que temos aí? Conserto, com S, e concerto, com C. São palavras homônimas homófonas. O que é isso? Nada mais é do que palavras quem têm o mesmo som e grafias diferentes. Ex.: sessão, seção e cessão (depois explico essa seção). Concerto, com C, é uma peça, apresentação musical. Conserto, com S, é o mesmo que fazer um reparo, ajuste ou remendo. Entendido?

Se alguém usasse conserto, com S, para agradecer, conforme a nossa gramática estaria dizendo: Como foi bom ter ido ao reparo com você. Estranho, não?

Em Monte Alegre-SE (não é só lá), uma amiga passou por uma oficina mecânica, e leu: CONCERTO DE CARROS. Imaginem a cena: cada carro emitindo um som, e todos juntos fazendo uma belíssima apresentação musical... Só em pensar, agride os ouvidos.

Um abração...

Um comentário:

  1. Neguinhoooo, c poca viu?? kkkkkk
    Deixemos de lado as formalidades da Língua neste momento...rsrs

    ResponderExcluir